segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Semente da Abóbora



(também de melão, melancia, caju, jaca, girassol, gergelim)

NUTRIENTES

A semente da abóbora (assim como as de moranga, melão, melancia, caju, jaca, girassol, amendoim, gergelim)é excelente fonte de proteína e ferro. 100 gramas de semente de abóbora fornecem 9,2g de ferro e 30,3g de proteína enquanto a carne de boi, nessa ordem, fornece apenas 3,2 e 21,5g. 
 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS À SAÚDE

A semente da abóbora é um vermífugo consagrado que combate lombrigas e, segundo vários relatos, até solitária, o que não significa que pessoas com vermes devam recorrer somente a ela. Constitui um ótimo complemento nutricional para atletas, crianças ou qualquer pessoa interessada em melhorar a saúde.

VANTAGENS

Além do custo zero à medida em que podemos consegui-la em restaurantes ou retirá-la da abóbora que compramos, pela grande quantidade de óleo e proteína, a semente da abóbora torna-se um alimento delicioso que pode ser servido como pipoca. A utilização freqüente dessa semente também pode reduzir a utilização de vermífugos de laboratório. Na multimistura é um ingrediente muito importante.

CUIDADOS

Ao levar a semente de abóbora ao forno, tenha cuidado para que não torre demais. Procure utilizar semente frescas e bem lavadas, livres dos resíduos da abóbora. Devido aos altos teores de óleo e proteínas, pode causar diarréia se ingerida em excesso. Utilize-a em pequenas porções.

RECEITA PRINCIPAL/MODO DE USAR 

 

Em uma forma untada com pouco óleo, leve as sementes cobrindo-as com pitadas de sal. Leve ao forno quente e toste por uns 10 ou 15 minutos. Guarde em vidro bem fechado. Se desejar, bata no liquidificador e peneire, transformando numa deliciosa farinha. Essa farinha pode ser um ótimo ingrediente na farofa de multimistura. Utilize a semente tostada ou a farinha para enriquecer os pratos diários

Nenhum comentário:

Postar um comentário